Medo ou fobias
As fobias apresentam as mesmas características dos ataques de pânico mas tem como grande diferencial em relação a estes que o medo é específico a objetos, lugares e situações. Nesta patologia a pessoa sabe o que provoca o medo. É considerada uma desordem de ansiedade. Dependendo da causa do medo, algumas das formas como ela aparece são :
Dependendo da causa do medo, algumas das formas como aparecem
Fobia social
Aonde a característica principal é um medo marcante em relação ao desempenho desta pessoa em situações públicas (medo de falar em público, assinar um documento, etc.). A pessoa tem consciência de que seu medo é desproporcional à situação, mas não consegue ter controle sobre suas reações.
A pessoa com esta fobia apresenta um medo de tremer, ficar vermelho, beber, comer, agir de forma ridícula na presença de outras pessoas.
Fobia simples
É um medo persistente, excessivo e irracional, causado pela presença ou antecipação de um objeto (um inseto, ver sangue...) ou situação específica (voar, tomar injeção...). A pessoa tenta de todas as formas evitar o que causa o medo, mesmo tendo consciência do caráter excessivo e irracional deste. A carga de ansiedade que se origina é enorme.
Agorafobia
A agorafobia é uma ansiedade de estar em lugares ou situações que escapa ao controle, e a pessoa sente-se com dificuldades ou envergonhada de pedir socorro a alguma pessoa, numa situação que pode leva-la a ter uma desordem, um ataque de pânico inesperado.
É um medo típico de estar em lugares fora de casa, em situações com multidão, ou estando numa fila. As situações são evitadas ou restringidas, e todas elas provocam ansiedade, podendo chegar a um ataque de pânico ou sintomas parecido com este.
Características de pessoas que apresentam fobia:
São pessoas de base ansiosa, que buscam ter um controle excessivo de tudo o que está à sua volta e uma pressão muito forte. Estas pessoas tendem a estar sempre fazendo muitas coisas, o que por vezes as sobrecarregam.